O VERDADEIRO AIKIDO É
RECONHECIDO OFICIALMENTE



Retornar a pagina principal

Cadastrar / Logar
Brazil Aikikai -> Índice do Fórum -> Sobre Técnicas
 Mensagem
Enviada: 12/08/2004 12:09 Autor: Vitor Schleder de Borba Assunto: Aplicação em Defesa Pessoal

Uma dúvida que sempre me perseguiu na prática do Aikido é a seguinte. No Dojo sempre contamos com a colaboração do Uke para que possamos aplicar a técnica. O Uke sabe que tem que se harmonizar, para que ambos possam aprender, e para que ele caia bem, sem se machucar.
Minha pergunta aos mais antigos e graduados no Aikido é no sentido de que se este tipo de treinamento empregado por todos nós no Aikido não dificultaria o emprego da Arte Marcial como auto defesa? Temos que levar em conta que na rua ninguém vai colaborar, ao contrário, vão resistir ao máximo, vão lutar contra nós, e não vão participar da técnica, como treinamos no Aikido.
Fica a reflexão. Um abraço a todos, e domo arigato gozaimashita.
Enviada: 13/08/2004 00:21 Autor: Eduardo Alves de Paula Assunto:

Caro Vitor, na rua seria muito mais simples aplicar as técnicas,
o uke colabora segue vc para que vc aprenda aonde são os pontos
de desequilibrio, lhe oferecendo resistencia e lhe dando energia, se
no proprio treino não ouver ENERGIA, resistencia do Uke, vc não estará treinando como arte marcial e sim movimentos como uma dança e terá dificuldades numa situação real.
Numa situação real o agressor empregara toda energia que ele tem
disponivel, se no seu treinamento vc estiver preparado para isso, o seu foco será muito mais claro, sendo uma surpresa para o agressor.
Agora como o agressor não esta acostumado com as quedas e se
vc aplica-las com muita energia, certamente ele se machucara e seriamente.

edu
Enviada: 13/08/2004 09:48 Autor: MARCIO SATIO MIURA Assunto:

Ola Sr Vitor.
Em um treino de Aikido eh necessario dois tipos de ideia, a do parceiro acompanhar e outra que o parceiro dificultar.
Eh necessario essas duas coisas para se ter um bom Aikido tecnicamente.
Agora o mais importante para uma situacao de defesa pessoal eh o NAO pensar em tecnica nenhuma!!!
Aquele que pensa em tecnica, nunca conseguira um bom resultado em uma situacao de defesa pessoal.
Por que?
A resposta esta exatamente na sua pergunta, ninguem vai cooperar com vc, ou seja, ninguem ira fazer aquilo que vc quer que faca!!!
Simplificando, se vc ficar pensando: AH eu vou fazer Nikyo se ele pegar no meu punho!!! E o seu adversario vier com um soco, vc ira invariavelmente levar esse soco, pois vc nao estava esperando por isso, vc queria que ele pegasse em seu punho.
Por isso vc nao deve pensar em nada, e so ser levado pelo momento, o que vc vai fazer ira depender do que o adversario for fazer.
Eh a ideia que os grandes mestres dizem com ter a mente calma como a superficie de um lago que reflete perfeitamente a luz da lua.
Isso eh uma coisa que eh preciso muuuuuuuuuuuuuitos anos de treino.
Portanto, treina treina e treina.

Marcio Satio Miura
Enviada: 13/08/2004 13:32 Autor: Ahnume Guérios Assunto:

Este conceito é o meu alvo de pesquisa desde que iniciei o Aikidô há quase 20 anos atrás.
O que pude constatar é que o segredo da aplicação das técnicas na defesa pessoal é o MUSHIN (em japonês) ou SHUNYATA(em sânscrito) como diz Seagal sensei.
O treinamento exaustivo das técnicas (com a orientação correta, é claro) e o refinamento espiritual conduzem ao MUSHIN que é um estado mental "sem forma" ou vazio (vacuidade). Os Kanjis de MUSHIN significam "sentimento vácuo". Em outras palavras, não se deve ter sentimentos como a raiva, o medo, a hesitação. Os samurais eram guerreiro perfeitos (ou quase) porque cultivavam o MUSHIN.
A atitude correta é o SHINKEN SHOBU ou a "sabedoria de se lutar com espadas reais", a consciência de que ao estar em uma situação real sua atitude deve ser de vida ou morte. Em outras palavras, o SHINKEN SHOBU seria uma condição para o desenvolvimento do MUSHIN. Se você está disposto a tudo, não tem medo de nada.
No treino, como disse o Miura, deve-se adotar uma postura sincera do Uke em relação aos ataques, ou seja, não se deve atacar nem com muita força em um primeiro momento - ou isso travaria o Nague ou o faria fazer força, nem muito suavemente - ou o Nague jamais saberia se a técnica estava sendo efetuada de forma eficiente ou não. A potência do ataque deve crescer gradativamente. Devemos ter consciencia de que ninguém "segurará o seu pulso" na rua ou lhe dará um soco deixando o braço. Isso é apenas o início do treino, a absorção da forma. Depois, conforme o nível do aluno, devemos adaptar as situações de ataque o mais próximas de situaçãoes reais, lembrando sempre de que a segurança e a integridade dos alunos é vital.

A.Guérios
SHINKEN AIKIDO KYOKAI
http;//www.aikidonet.pop.com.br
Enviada: 13/08/2004 13:49 Autor: Vitor Schleder de Borba Assunto:

Ótimo, muito obrigado a todos pelas respostas.
Eu tive sorte de sempre treinar com bons professores. Inclusive estes pediam, durante o jyu waza, para atacar com ataques reais, verdadeiros, "pra acertar" mesmo, e, graças a Deus, nunca cheguei a acertar, eles sempre se desvencilharam.
Como treinei Karate Kyokushin por algum tempo, e o Sensei sabia deste fato, pedia para aplicar alguns chutes reais nele, e, como resultado, sempre dava eu estatelado no tatame.
É impressionante a velocidade dos bons Aikidoistas. Quando vc ataca, o sensei está na sua frente, depois ele some, e quando vê, vc já está no chão.
E, mudando de assunto, Guerios Sensei, o sr. sabia que há um grupo de discussão sobre Steven Seagal no Orkut? Se o sr. quiser eu passo o link.
Um abraço.
Enviada: 24/08/2004 11:15 Autor: Marcio laurindo Assunto: Atemi

Senhores,

Acredito que muitos dos que participam deste fórum têm conhecimento de outras artes marciais, ou pelo menos uma idéia de como funcionam.

Uma coisa que pode tornar a defesa pessoal extremamente diferente do treino é o fato de você eventualmente receber um soco ou chute durante a situação de conflito. Aplicar a técnica no treino é uma situação controlada, diferente do caos de uma situação real.

Sou contra treinos onde os alunos se machuquem, mas é necessário criar situações de treino ( como "puxar" bastante a parte física ) para que os praticantes se preparem para a pior situação possível.

Também considero que o uso do atemi pode abreviar em muito um combate. Pra ser direto. um soco bem colocado, se não derrubar, pelo menos pode facilitar a aplicação da técnica.

A meu ver, a técnica do Aikido tem muitas saídas para determinadas situações. E essas possibilidades só serão completamente exploradas caso tentemos reproduzir essas situações em treino. Sempre com o devido preparo e bom senso.
Aikido é para melhorar, e não piorar a saúde
Enviada: 22/10/2004 11:26 Autor: Shihan Wagner Bull Assunto:

Para se ser bom em defesa pessoal , é importante se aprender a responder imediatamente de acordo com os principios do AIkido.
Quando se treina por longos anos as técnicas "ensaiadas" e se vai aumentando gradativamente a velocidade, chega em um momento que elas ficam iincorporadas nas reações dos aikidoistas, e mais importantes do que elas são os principios que elas transmitem, gerando a criatividade marcial , o takemussu aiki que é o que realmente funciona na pratica e nas ruas.

Wagner Bull
Brazil Aikikai -> Índice do Fórum -> Sobre Técnicas


Para contatos, adesões ou solicitação de exames, contatar
Confederação Brasileira de Aikido - Brazil Aikikai
São Paulo - SP
Fone: (11) 2577-5069
 secretaria.brazil@aikikai.com.br