O VERDADEIRO AIKIDO É
RECONHECIDO OFICIALMENTE



Retornar a pagina principal

Cadastrar / Logar
Brazil Aikikai -> Índice do Fórum -> Sobre Técnicas
 Mensagem
Enviada: 16/02/2005 06:18 Autor: Marcelo M. Assunto: Aikido e outras artes marciais

O que voces acham de pessoas que praticam Aikido em conjunto com Boxe, Karatê, Kung Fu ou outras artes marciais para usarem tecnicas de Aikido aliadas a tecnicas predominantemente agressivas, de contato. Não estou falando da filosofia do Aikido, que por si só condena o uso das tecnicas em favor da vialencia, mas sim questionando se esse tipo de treinamento é benefico quando falamos de defesa pessoal.

Conheço casos tambem de treinamentos "Aiki-jitsu" ou algo assim, que aliam as tecnicas de Aikido com jiujutsu. Eu pergunto, sera que numa luta hipotetica com um lutador de jiujutsu, o Aikidoka nao seria derrotado facilmente com imobilizaçoes?

Sei que esses questionamentos fogem da filosofia do Aikido, mas sao duvidas de um novato que gostaria de entender melhor o aspecto da "defesa pessoal" relacionada ao Aikido.

Bom, obrigado desde já

Enviada: 12/04/2005 23:32 Autor: Igor Gonçalves Miranda Assunto: Sobre as técnicas...

Marcelo,

Eu sou um iniciante como você... Não sei muito sobre Aikido e com certeza tenho muito que aprender com a sua filosofia. Vou tentar responder as suas perguntas dentro do pouco conhecimento que tenho. Eis:

Acho que não é aconselhável, de maneira nenhuma, praticar outras artes marciais em conjunto com o Aikido. Tenho para mim que o Aikido, além de ser bem peculiar na forma de tratar um adversário, é completo por si só, dispensando assim qualquer outra forma de defesa pessoal. Acho que praticar outras artes marcias em conjunto com o Aikido afim de completá-lo se dá a um defeito de observação do atleta. Quanto à luta hipotética entre um Aikidoísta e um lutador de Jiu-jitsu posso afirmar que não há contra-ataque para um golpe bem aplicado, seja qual for a sua arte. Não vamos tentar comparar as artes marciais porque isso é praticamente impossível, pois estas costumam ter sistemas diferentes. Com bom lutador de Jiu-jitsu "contra" um bom Aikidoísta não haveria luta.

Enfim, o tipo de defesa do Aikido é peculiar e diferente de tudo que já vi. No Aikido a má intenção do seu oponente é eliminada através da harmonia entre o uke e o nage, com o nage projetando ou finalizando o uke da maneira mais adequada. Não existe luta, o Aikido não permite contra-ataque porque o proprio nunca "ataca" e a intenção do uke é absorvida em uma só ação do nage evitando assim qualquer conflito. Lembre-se das palavras do O-Sensei: "Nós estudamos como resolver o conflito, não como iniciá-lo".
Enviada: 18/04/2005 15:57 Autor: Antonio Mendonça Silveira Assunto:

Marcelo,

Dificil falar, melhor seria conhecer mais. Teoria é muito bom mas sem a pratica , para nada serve.

Concordo com Igor e acrescento que penso que podemos e devemos conhecer outras artes mas que devemos escolher uma para treinar, apenas uma. Mas obvio que é possível tentar complementar. Para ser um bom nague em Aikido, é preciso ser um bom uke. E como uke, vc pode sentir que treinar alguns atemis dos Karate, por exemplo, são necessários e isso pode até estar incluído no próprio treino de Aikido.

Não consigo entender uma mistura entre Aikido e Boxe, assim como não consigo pensar na luta hipotética citada. Vence uma luta quem não precisar iniciá-la mas se ela iniciada, vencerá a postura, determinação, conhecimento e aplicação. Não é um tipo de arte ou outro quem vence (se é que existe vencedor) e sim, seus envolvidos
Enviada: 08/07/2005 17:11 Autor: Fabio Assunto:

olá... tenho uma dúvida... sempre li a respeito do jiu-jitsu ser uma arte muito eficaz se comparada as outras artes, seria correta esta afirmação?? Tenho um amigo que pratica jiu-jitsu e sempre brinca comigo dizendo que sou inferior numa luta e estou desafiado a provar isso, lógico que nunca aceitei o desafio, mas, se por uma curiosidade eu aceitasse, será que poderia ter alguma desvantagem em realação ao jiu-jitsu?
Enviada: 10/07/2005 12:21 Autor: MARCIO SATIO MIURA Assunto:

Ola Fabio.
Esse assunto eh polemico, e muitas vezes acaba em discussoes sem sentido, mas vamos la!!!
A eficiencia de uma arte marcial NAO depende de si mesma, mas sim do praticante em si, se a pessoa souber utilizar como utilizar a sua arte, isso levara aa vitoria por consequencia.
Mas comparar uma arte marcial com outra eh o mesmo que comparar um medico com marceneiro, um medico sabe muitas coisas com relacao ao corpo humano, nas necas de madeira e arte, o mesmo vale para o marceneiro. Mas se ambos souberem utilizar bem a sua arte, isso com certeza trara bons resultados!!!
Espero ter ajudado
Marcio Satio Miura 3dan Instituto Takemussu/Brazil Aikikai
http://www.aikikai.org.br
Brazil Aikikai -> Índice do Fórum -> Sobre Técnicas


Para contatos, adesões ou solicitação de exames, contatar
Confederação Brasileira de Aikido - Brazil Aikikai
São Paulo - SP
Fone: (11) 2577-5069
 secretaria.brazil@aikikai.com.br