O VERDADEIRO AIKIDO É
RECONHECIDO OFICIALMENTE



Retornar a pagina principal

Cadastrar / Logar
Brazil Aikikai -> Índice do Fórum -> Assuntos Gerais
 Mensagem
Enviada: 02/05/2005 22:26 Autor: Ariel Assunto: Iluminação e uso do KI.

Olá pessoal,

Sou novo por aqui, ja li todas as msgs postadas e digo que é uma pena que o forum nao sejamai movimentado.
Treinei Tai Chi Chuan por um tempo e pesquisando na internet percebi que há muita coisa em comum com a filosofia do Aikido (ambos tem um fundo Taoista).
Presenciei em alguns vídeos mas nunca pessoalmente a utilização de KI ( ou CHI em chines ) e é realmente espantoso.
Eu me perguntava como movimentos podiam ajudar na projeção do KI ou CHI. Acho que a resposta é meditação.
As vezes o Tai Chi Chuan enquanto forma e definido como meditação em movimento.
Pergunto se o desenvolvimento do KI no aikido está ligado a meditação e katis?
Vi um video deste Sensei Stefan Stenudd.
http://www.stenudd.com/aikido/video.htm
O video parece mostrar essa técnica: ihanmi-kokyuho
Percebi que o contato é leve e é como se uma força invisível derrubasse o oponente.
Isso é possível? Achei fantasioso.
Minha outra dúvida é com respeito a iluminação. Lendo a biografia de O-sensei, vi que ele foi iluminado aos 40 anos (cerca disso acho..). Até hj outros aikidocas já foram iluminados?
Perdão por tantas perguntas mas realmente tenho sede.
Estou um pouco perdido. Sinto a necessidade de buscar algo mas nao sei qual caminho tomar, talvez seja o aiki.
Pretendo iniciar meus estudos no Aikido, e agradeço por manterem esse espaço para dúvidas.
Aguardo ansiosamente por suas respostas.

abração,

Jr.

Enviada: 03/05/2005 09:49 Autor: MARCIO SATIO MIURA Assunto:

Ola Ariel
Como vao as coisas? Espero que tudo bem!!!
Apesar do Aikido tbm utilizar o Tao para explicar o Ki, sua fluencia e sua utilizacao nas tecnicas, ela tem raizes filosoficas ligadas a religiao Omoto, a qual o fundador do Aikido tbm era membro. A Omoto por sua vez tem raizes xintoista.
O Ki dentro do Aikido eh desenvolvido atraves de treinamento constante atraves da concentracao, foco constante em tudo ao seu redor, nao pensando mas sim sentindo as coisas. E isso nao so atraves de tecnicas e meditacoes, mas em tudo o que vc faz!!! O sentimento que vc tem ao se concentrar, pode, e deve ser levado para todas as coisas que vc faz. Sempre deixando a energia fluindo e nao estagnando em algum ponto. Assim vc treina o Ki 24 horas por dia.
Mas muito mais importante do que somente treinar o Ki eh, desenvolver tbm a bondade, virtude e compaixao. Sao elementos essenciais para o caminho da iluminacao.
Desenvolver o ki com bondade no coracao, virtude no espirito e compaixao por todos os seres vivos do Universo!!!
As tecnicas que vc viu onde uma pessoa derruba outra com um simples movimento nao eh nada magico ou fantasioso, eh algo que pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive vc, se treinar de forma correta com um bom e serio professor.
Somente uma pessoa recebeu o grau maximo da arte das maos do proprio fundador, todos os outros alunos ( pelo menos os que eu conheco ) dizem que estao ainda no caminho.
Eu tbm estou, mas eu chego la!!!
Espero ter ajudado
Marcio Satio Miura - 3dan Instituto Takemussu/Brazil Aikikai
http://www.aikikai.org.br

Enviada: 03/05/2005 18:29 Autor: Ariel Assunto:

Pessoal,

Obrigado pela presteza em responder!!! Bem.. qual seria o grau máximo no Aikido e quem detêm esse grau atualmente? Ter o grau máximo significa que o sujeito foi iluminado?
O sensei do video em questão praticamente não toca em seus alunos. Fica parecendo que os alunos 'se jogam', bem parecido com os videos de O-sensei. A prática desta técnica no video que citei é real?
Perdão pelos questionamentos! Obrigado! Por favor me ensinem!.

abração,

Jr.
Enviada: 04/05/2005 06:13 Autor: MARCIO SATIO MIURA Assunto:

Ola Ariel
Eu assisti a alguns videos do site que vc indicou, e como estava escrito no titulo LIGHT, ou seja, um treino leve, eu acredito que o proposito naquele caso era somente passar esse tipo de treinamento.
O treino leve ele eh importante para poder sentir por onde o Ki flui no parceiro sem entrar em conflito.
Entao ha uma cooperacao sim, e quase nenhuma resistencia, pois o proposito eh tentar sentir algo mais sutil.
O grande problema eh as pessoas pensarem que o Aikido eh soh isso, o que nao eh verdade!!! Deve se treinar nao so de forma leve, mas tbm de forma pesada, a parte dura!!! Onde ha resistencia e se a tecnica nao funcionar, nao ha movimento!!!
O Aikido mostra um simile da vida, existirao pessoas que irao cooperar, mas existirao outros que irao resistir!!! Eh ilusao acreditar que o mundo eh soh cooperacao, havera resistencias tbm, e o Aikido nos faz trabalhar com ambos. Aqui vc deve saber como ficar no meio.
Firme mas flexivel.
O mail alto Dan eh o decimo, isso quer dizer que ele compreendeu por completo a essencia do Aikido. Bom, neste caso creio que ele passe a ser um iluminado tbm!!!
Espero ter ajudado
Se ainda tiver mais duvidas, pode perguntar!!!
Marcio Satio Miura - 3dan Instituto Takemussu/Brazil Aikikai
http://www.aikikai.org.br
Enviada: 08/05/2005 02:37 Autor: Ariel Assunto:

Márcio .. muito obrigado por responder... me sinto disposto a retribuir!
Consegui adquirir o livro do Sensei Wagner a uns 4 dias e por isso nao pude continuar a tirar minhas duvidas com vc :) Ja estou terminado e posso dizer que é deveras interessante. Escrito com coração.
Bom.. vamos as dúvidas: Qual a ligação entre a marcialidade e a Iluminação no Aikido?
Nas aulas se pratica a meditação? Pergunto isso pq qdo li o livro do Sensei ( Aikido - O caminho da Sabedoria (teoria) percebi que o Aikido é bem similar ao Tai Chi Chuan (li algumas obras sobre o assunto) e as duas artes, utilizando de conceitos similares, propoem a mesma meta: a iluminação,embora eu tenha achado que o aikido atualmente deixa isso mais claro e mostra mais zelo no objetivo.
Bom.. tenho muitas outras dúvidas mas nao quero ser indiscreto :)
Então lá vai a última: O sistema de Ushideshis foi descontinuado? Os dojos ainda aceitam ushi deshis? O Takemussu Dojo tem ushideshis?

um abração incondicional,

Jr.
Enviada: 09/05/2005 09:24 Autor: MARCIO SATIO MIURA Assunto:

Ola Ariel
O livro que o Sensei Wagner escreveu eh um dos melhores ja escritos sobre o Aikido na lingua portuguesa, vc ira aprender muito com eles. Eu tbm tenho os 3 volumes e aprendi muito com todos.
A ligacao entre marcialidade e a iluminacao sao bem estreitas, podemos dizer que a marcialidade eh uma das ferramentas para a iluminacao. A marcialidade traz para as pessoas, forca, controle, disciplina, a ideia de superar a si mesmo, superar pequenas dores para atingir um prazer maior depois, resumindo, faz com que as pessoas crescam ate o maximo que um ser humano pode chegar!!! Isso eh iluminacao!!! Mas soh isso nao basta, eh preciso como eu disse anteriormente, bondade no coracao, virtude no espirito e compaixao por todos os seres vivos!!!
Usando essas igredientes ao maximo, creio eu, podemos nos iluminar!!! Atingir a plena sabedoria!!!
Nas aulas faz-se meditacao para iniciar e para terminar um treino.
O sistema de Uchi-deshi ainda existe, em Tokyo, em Nova York, e em outros dojos nao soh no Japao mas no mundo, existem uchi-deshi. No Instituto Takemussu, existe um sistema de ushi-deshi sim, mas eh preciso falar diretamente com o Sensei Wagner, pois ele eh o lider do grupo e soh ele podera dizer se vc pode ou nao ser um uchi-deshi.
Entre no site do Instituto Takemussu e mande uma carta ou e-mail para ele.
http://www.aikikai.org.br
Espero ter ajudado
Se tiver mais duvidas nao hesite em perguntar!!!
Marcio Satio Miura - 3dan Insituto Takemussu/ Brazil Aikikai
Brazil Aikikai -> Índice do Fórum -> Assuntos Gerais


Para contatos, adesões ou solicitação de exames, contatar
Confederação Brasileira de Aikido - Brazil Aikikai
São Paulo - SP
Fone: (11) 2577-5069
 secretaria.brazil@aikikai.com.br