O VERDADEIRO AIKIDO É
RECONHECIDO OFICIALMENTE



Retornar a pagina principal

Cadastrar / Logar
Brazil Aikikai -> Índice do Fórum -> Assuntos Gerais
 Mensagem
Enviada: 25/11/2008 14:44 Autor: Luiz Ferdinand Dias Assunto: Uso do Hakama

Gostaria de perguntar, como esta hoje, o criterio para o uso do hakama? sabendo que ja tiveram varias mudanças em que faixa seria possivel o seu uso. Sei que pra se usar o hakama é preciso dominar a tecnica, e compelir movimentos fortes, seguros e já atingindo uma forma desenvolta do que seja o movimento fluído. Venho atravez desta pergunta a favor de intender o uso do hakama e em que graduação poderei usa-lo.Tenho grande admiração do uso do hakama pois é notório a elegancia e o destaque do mesmo em um Dojo, traz de volta a imagem do Samurai, um ser forte, nao uma pessoa so com o Dogui, mais sim um samurai, com o Hakama de cor escura que se mostra em meio de uma arte marcial como se fosse um premio de honra.O hakama peça marcante no aikido e de certa forma que o destaca de varias outras artes marciais nao so pelo fato de sua marcialidade ao lutar, como sua presença no Dojo.

Peço Desculpas se minhas expressoes foram de forma errada ou se fui ignorante em algumas colocações.

Desde já agradeço

Domo Arigato.
Enviada: 25/11/2008 16:36 Autor: Antonio Mendonça Silveira Assunto: Hakama

Luiz,

a decisao qto ao inicio do uso do hakama é do Sensei do grupo e o Sensei segue orientaçoes do Shihan.

Em alguns grupos, apenas os faixa-preta usam e em outros, se autoriza o inicio um pouco antes qdo se observa que a postura e movimentaçao basica foi adquirida

abç,

Antonio Mendonça
Enviada: 25/11/2008 22:57 Autor: Luiz Ferdinand Dias Assunto:

Obrigado por responder, mais no caso Com Shihan Sensei Wagner que criterios ele segue?

Mais uma vez agradeço.



Luiz Ferdinand
Enviada: 27/11/2008 11:03 Autor: Bruno Teixeira Assunto:

Os critérios dele só ele pode responder.
Mas ultimamente os alunos dele começam a usar hakama por volta da faixa azul / marrom.

Bruno
Enviada: 28/11/2008 22:38 Autor: Luiz Ferdinand Dias Assunto: Obrigado

Obrigado Bruno!

Espero que um dia ele possa responder essa minha pergunta.

Muito Obrigado!
Brazil Aikikai -> Índice do Fórum -> Assuntos Gerais


Para contatos, adesões ou solicitação de exames, contatar
Confederação Brasileira de Aikido - Brazil Aikikai
São Paulo - SP
Fone: (11) 2577-5069
 secretaria.brazil@aikikai.com.br