O VERDADEIRO AIKIDO É
RECONHECIDO OFICIALMENTE



Retornar a pagina principal

Cadastrar / Logar
Brazil Aikikai -> Índice do Fórum -> Sobre Filosofia
 Mensagem
Enviada: 27/11/2008 00:40 Autor: Yuri Lozano Rozo Assunto: Áikido é arte! Arte espiritualista.

Olá!
Fiquei com um pé atrás antes de postar aqui ao ver as datas das últimas respostas. Mas fiquei com muita vontade de compartilhar minhas idéias a respeito.

Em primeiro lugar, ainda não pratico Aikido, fiz um pouco quando criança, mas parei na faixa amarela e agora quero de fato praticar Aikido.

Sobre o tópico criado pelo Sr. Wagner Bull, sou particante de uma arte espiritualista Japonesa onde um dos ensinamentos diz que: A origem da terra é uma só, a origem do Homem é uma só, a origem de todas as religiões é uma só.
Todos sabem que o oriente representa o hemisfério espiritualista e o ocidente o Materialista, Fogo e água, vertical e horizontal.
(Não é atoa que o Japão é tido como terra do Sol nascente.

Comentei isso apenas para mostrar os aspectos de cada civilização, e o Aikido que vem do Japão, que tem como fundamento (pelo que eu apenas li até o momento) o caminho da energia harmônica.
E harmonia é equilibrio.
Uma vez que o espírito esteja equilibrado será mais fácil ter uma mente equilibrada e um corpo equilibrado

As religiões ocidentais em sua maioria não ensinam esse tipo de coisa, sobre harmonia, sobre energia, sobre espiritualidade.

Então concordo com o que todos disseram, o Aikido é um caminho que se alinha à vontade de Deus, pois através do Aikido podemos polir o nosso espírito, a nossa postura, o nosso SONEN (sentimento mais profundo).

Vejo e concordo que os Aikidoístas se assim quiserem, podem considerar o Aikido como uma religião, mesmo porque não deixar ser.

Mas ao divulgar às outras pessoas concordo que devemos ter cuidado ao usar o termo 'religião' pois implica em uma série de conceitos, pré-conceitos e paradigmas. E como sabemos, nunca somos 100% interpretados da forma como queremos.

Eu gosto do termo Arte, pois Arte é tudo que está relacionado a Deus e não implica em religião, ou religiosidade.

E creio que pode-se falar em espiritualidade ao falar do Aikido, claro às pessoas que dominam melhor o assunto da espiritualidade no Aikido.

Yuri L.
Enviada: 27/11/2008 00:46 Autor: Yuri Lozano Rozo Assunto: Me desculpem, cometi um erro.

Peço desculpas, pois é aprimeira vez que posto nete fórum e cometi um erro ao criar, eu criari um post novo sem querer, minha intenção era responder ao tópico criado pelo Shihan Wagner Bull e não criar um novo tópico. Se for possível peço que por gentileza o moderador deste fórum possa deletar o meu tópico (que eu escrevo novamente no lugar certo) ou mover-lo para dentro do tópico: Aikido e religião.

Grato e desculpem o transtorno.
Brazil Aikikai -> Índice do Fórum -> Sobre Filosofia


Para contatos, adesões ou solicitação de exames, contatar
Confederação Brasileira de Aikido - Brazil Aikikai
São Paulo - SP
Fone: (11) 2577-5069
 secretaria.brazil@aikikai.com.br