O VERDADEIRO AIKIDO É
RECONHECIDO OFICIALMENTE



Retornar a pagina principal

Cadastrar / Logar
Brazil Aikikai -> Índice do Fórum -> Sobre Organizações
 Mensagem
Enviada: 27/07/2004 10:06 Autor: Ahnume Guérios Assunto: Kansho Sunadomari

Alguém algo sobre a organização de Sunadomari Sensei que tornou-se independente da Aikikai e, se hoje ainda estiver vivo, deve ter seus 80 e tantos anos. Gostaria de ouvir opiniões sobre seu estilo que eu pessoalmente acho muito bem e lembra muito O-Sensei.

A.Guérios
SHINKEN AIKIDO KYOKAI
Enviada: 27/07/2004 14:49 Autor: Wagner Bull Assunto:

Guerios:

Kanshu Sunadomari, está vivo e ainda ativo, escreveu recentemente um bom livro que estou traduzindo para o portugues e será publicado brevemente. Eu gosto dele porque ele conhece bem a parte religiosa do Aikido, o Takemussu Aiki. O titulo é Aikido como uma iluminação espiritual. Aguarde, talvez, em um ano saia a edição portuguesa, mas existe uma publicação em ingles.
Voce se desligou do Steven Seagal e eu soube com satisfação que solicitou apoio a Yamada Sensei que o aceitou sob condições . foi uma boa opção. Quais os motivos que o levaram a tomar esta decisão?
Se eles podem ser tornados publicos gostaria de saber as razões.

Wagner Bull

Enviada: 29/07/2004 11:10 Autor: Ahnume Guérios Assunto:

Eu não tenho nenhuma reclamação de Seagal Sensei sob o aspecto técnico, muito pelo contrário, sua técnica é impressionante mesmo para pessoas que já viram grandes mestres em ação. O único problema em relação ao Aikidô era o fato do tempo dele dedicado à arte ser cada vez mais escasso. Apesar de que estando com ele pessoal e profissionalmente sempre tínhamos tempo para treinar na sua residência em Los Angeles.
Meu problema com Seagal, após 6 anos ao seu lado, foi pessoal e profissional. Nós tivemos alguns desentendimentos que tornaram nosso relacionamento pessoal impossível. Mas mesmo assim sou muito grato pelos inúmeros ensinamentos que ele me dedicou.

A.Guérios
SHINKEN AIKIDO KYOKAI
Enviada: 01/08/2004 11:27 Autor: Shihan Wagner Bull Assunto:

Guerios:

Yamada Sensei aceitou voce como aluno, e voce decidiu ingressar no Brazil Aikikai e como foi recomendado por Yamada sensei, foi aceito sem maiores questionamentos, devido ao fato de que Brazil Aikikai é uma entidade aberta, sem restrição alguma ao ingresso de outros aikidoistas desde que atendam o minimo técnico, exigido nos exames de faixas dentro dos padroes internacionais. O Brazil Aikikai é uma entidade examinadora, não é formadora. Fazemos cursos de treinamento e seminários, mas não existe a relação SEMPAI KOHAI entre o presidente desta organização e os afiliados, como existe em outras, como no caso do Instituto Takemusssu, por exemplo. Onde todos os afiliados são considerados meus alunos.

O curriculum do Brazil Aikikai segue o New York Aikikai que me parece ser bem diferente do curriculum de promoção de Steven Seagal, voce acha que seus alunos terão muitas dificuldades em se adaptar ao novo curriculum e serem aprovados no exame de faixas pretas, em pouco tempo? Hoje voce tem nivel de Nidan, para fazer seu proximo exame, tem portanto um bom trabalho de adaptação não?
No seu caso, seu exame de sandan será feito diretamente por Yamada Sensei quando ele vier ao Brazil no proximo ano, assim espero que voce capriche nos treinamentos para não ocorrer surpresas.

Wagner Bull
Enviada: 01/08/2004 18:46 Autor: Rodrigo Tenan Assunto: Estilo do Sensei Seagal ?

Estimado Guérios, olá.

Sou um grande admirador do Aikido e da tecnica do Sensei Seagal, e tenho uma pergunta para você que treinou muitos anos sob orientação dele :

Por ele ter treinado com Shihan Kyoshi Ishisaki, Sensei Ceo, Sensei Tohei, Sensei Abe e Sensei Isoyama, a técnica que ele desenvolveu é muito diferente da dos Senseis acima mencionados ?

Pois assisti ao documentário The Path Beyond Thought e como um iniciante nesta fantástica arte marcial, não consegui detectar diferenças no estilo do que estou treinando em Ribeirão Preto sob orientação de Sensei Marcus Caires. Ou elas não foram abordadas no vídeo.

Gostaria de agradecer a oportunidade deste forum e a imensa satisfação de estar interagindo com as autoridades máximas do Aikido no Brasil.

Rodrigo
Enviada: 02/08/2004 13:23 Autor: Ahnume Guérios Assunto:

Prof.Bull,

Fiquei muito honrado por Yamada Sensei ter me aceito como seu aluno.
Sob o aspecto técnico, não vejo problemas para executar as técnicas dentro do programa do Brazil Aikikai (e do NY Aikikai) uma vez que o "estilo" de Seagal Sensei seja baseado em uma marcialidade muito forte somada ao "Ki no nagare" que é, como o senhor sabe melhor do que eu, um princípio avançado dentro do Aikidô. Eu fui formado faixa-preta, há 12 anos atrás, em um estilo técnico muito semelhante ao de Yamada Sensei e a partir de 1996 iniciei meus estudos com Seagal e seus "braços-direitos" até 2003.(mesmo tendo deixado Seagal em 2002, voltei a ser aluno de Reynosa- o segundo discípulo mais graduado de Seagal- até 2003)
Então, fazer as coisas da forma de Yamada Sensei será relativamente pouco complicado, apenas demandará algum tempo. Gosto sempre de deixar claro que o método de Seagal Sensei sempre fará parte de minha forma de ensinar dentro de minha organização, em todos os seus aspectos, principalmente o da marcialidade. É como no Instituto Takemussu, o senhor faz as coisas à sua maneira e ao mesmo tempo segue Yamada Sensei. Eu estou fazendo o mesmo, gosto muito da maneira de Seagal Sensei mas também acredito que meus alunos devam fazer as técnicas em sua forma clássica.

A.Guérios
SHINKEN AIKIDO KYOKAI
Enviada: 02/08/2004 13:28 Autor: Ahnume Guérios Assunto:

Rodrigo,

A técnica de Seagal Sensei é única. Contudo, podemos ver nunaces dos mestres que você citou:

- A preocupação mísitica e com a energia KI de Tohei Sensei,
- O MISOGI de Abe Sensei,
- A marcialidade de Isoyama Sensei.

A meu ver, VISUALMENTE, a técnica de Seagal Sensei lembra muito a de Isoyama Sensei.

No vídeo "The Path Beyond Thought" é possível se ver muito superficialmente o "estilo" de Seagal sensei, é mais um vídeo histórico do que técnico.

A.Guérios
SHINKEN AIKIDO KYOKAI

Enviada: 02/08/2004 17:35 Autor: Wagner Bull Assunto:

Ok, boa sorte então quando voce fizer o seu exame de Sandan, com Yamada Sensei diretamente na proxima vez que ele vier ao Brazil em 2005.
Na verdade, seu exame poderia ser feito pela banca examinadora do Brazil Aikikai que pode examinar até 4 Dan. Acima desta data, os exames são feitos por recomendação de Yamada Sensei e não por exame direto a pedido do presidente da banca examinadora.
Mas no seu caso especial como é uma pessoa conhecida no meio aikidoista brasileiro, e polêmica, achei que a opção de ser examinado diretamente por Yamada sensei em seu próximo seminário no Brazil será a melhor forma , pois nestes eventos costumam estar presentes grande parte dos lideres e formadores de opinião do aikido do Brasil, e será uma excelente oportunidade para voce mostrar a todos sua real condição técnica conforme explicou em seu post acima.
Segundo estou informado, dois de seus alunos farão o exame geral do Brazil Aikikai no proximo dia 21 de agosto perante a banca examinadora do Brazil Aikikai, confere?

Wagner Bull
Enviada: 02/08/2004 18:00 Autor: Vitor Schleder de Borba Assunto:

Bull Shihan, o sr. disse que soube "com satisfação" que o sr. Guerios havia se desligado de Steven Seagal.
Gostaria de saber do senhor por que "com satisfação"? Qual a opinião da Aikikai sobre Seagal?
Ao que me parece, ele não passa uma imagem muito correta do Aikido em seus filmes. Seria isso?
Muita gente começa a treinar o Aikido porque viu num filme de Seagal, e gostou.
Gostaria de sua opinião.
Enviada: 03/08/2004 13:54 Autor: Shihan Wagner Bull Assunto:

Vitor Borba:

Voce tem razão, eu pedi para o webmaster editar a frase no meu post anterior para melhorar o entendimento. Acho que agora ficou mais claro, confira.
Na verdade eu quiz dizer que eu fiquei satisfeito que o Guerios ter decidido abandonar o Seagal e se juntar a Yamada Sensei, porque Guerios era o maior divulgador de Seagal no Brasil, e eu não gosto de Seagal como mestre de aikido, porque a forma que ele pratica a arte, é bem diversa da qual eu entendo. Assim tantos menos discipulos do estilo de Seagal houverem no Brazil, para meu gosto, tanto melhor. Pois acho que embora este estilo tenha um lado bom, tem outro ruim. Minha opinião é bem conhecida neste aspecto. Eu tambem gosto de praticar um aikido marcial, mas não do jeito que ele fazia.Agora ele está meio parado em termos de aikido, engordou, e está mais para coisas chinesas e tibetanas, ainda bem. Ele é alto, rápido e forte, sua eficiencia, a meu ver, se devia muito mais a suas condições pessoais do que a merito técnico. Mas é claro, ele formou bons alunos, que mais tarde o abandonaram e foram atrás de melhores caminhos, como Matsuoka, com Abe Sensei e Reynosa, agora sozinho.
Eu conheci os alunos principais do Guerios e verifiquei que eles praticam com vontade de fazer as tecnicas fortes, marciais, isto eu gostei, mas acho que precisam "arrendondar" os movimentos e as posturas, aí sim ficarão muito bons acredito. A vontade que eles tem de serem marciais que já tem certamente foram vindas da influencia de Seagal, (Guerios), somadas agora com o estilo fluido e circular de Yamada Sensei lhes deixará completos tecnicamente e tenho certeza, se se dedicarem a aprender os movimentos de Yamada Sensei ficarão muito bons. Penso que agora que eles tem esta oportunidade de treinar o estilo de Yamada Sensei corretamente, pelo fato de terem ingressado no Brazil Aikikai , tem tudo para progredirem no sentido de conhecerem a totalidade do aikido que é algo muito alem das tecnicas. Eu tenho escrito e falado muito sobre esta maior abrangencia do Aikido como um Caminho de Vida, esclarecendo que a parte de defesa pessoal é apenas uma ferramenta e decorrente da iluminação espiritual.
Eu, não posso falar em nome do Aikikai, pois não sou representante do Aikikai mas sim sou reconhecido pelo Aikikai. O aikikai não tem representantes, quem fala pelo Aikikai é o Doshu.
Mas minha opinião pessoal é que Steven Seagal é uma pessoa famosa, e todos gostam de ficar perto de gente com fama e tê-las por perto, assim o 7 dan que ele recebeu foi muito mais por esta contribuição e por reconhecimento do que ele fez em termos de popularizar o nome Aikido do que por efetivamente por condição real tecnica de Aikido. O Seagal é bom, na minha opinião, mas não para ser 7 Dan apenas pela parte tecnica. Há muita gente muito, mas muito melhor que ele, na minha avaliação que não tem a mesma graduação. Isto é que o Brazil Aikikai quer acabar no Brazil, somente serão aprovados nos exames, quem efetivamente tiver condição tecnica compativel com os niveis minimios interancionais. Nada de politica, ou graus por mérito ou por fama. As coisas tem que ser conseguidas em cima do tatame.
Mas isto é minha opinião, há muitos que pensam diferente, e eu respeito a opinião deles, assim como espero que respeitem a minha.
O Brazil aikikai foi criado com um principio, dar faixas pretas somente para quem efetivamente tem condição tecnica. QUem quizer graus através de compensãção por trabalhos executados em prol da arte, ou por bajulação, etc...devem procurar outra organização para conseguir tal intento.
No Brazil aikikai somente há uma forma de se obter faixas pretas, mostrando habilidade tecnica compativel em nives internacionais em cima do tatame.
Espero ter respondido satisfatoriamente suas perguntas.
Wagner Bull
Enviada: 03/08/2004 17:21 Autor: Vitor Schleder de Borba Assunto:

Obrigado, sim, o sr. respondeu satisfatoriamente. Eu fiz a pergunta porque queria saber sua opinião, como um dos maiores mestres brasileiros de Aikido, sobre o assunto.
Steven Seagal é mesmo polêmico, tanto no Aikido quanto em sua vida pessoal.
Um abraço para o sr.! Quando acontecer de eu ir a São Paulo, vou levar seus livros para o sr. autografar.
Enviada: 03/08/2004 17:54 Autor: Shihan Wagner Bull Assunto:

Será um prazer.
Lembro-lhe que foi traduzido e editado para o portugues um outro excelente livro de John Stevens chamado:
A filosofia do Aikido.
Recomendo, foi editado pela editora pensamento.

Wagner Bull
Enviada: 04/08/2004 11:21 Autor: Ahnume Guérios Assunto:

Pessoal,

Na verdade, se me permitem o comentário, eu respeito a opinião do Prof.Bull mas discordo dele. Pra mim, Seagal é um dos poucos que consegue obter o máximo de marcialidade e um senso de "ki no nagare" apuradíssimo. O problema dele ao meu ver, que convivi com ele por tantos anos, é puramente pessoal.
Matsuoka Sensei e Reynosa sensei o deixaram (bem como eu) por razões unica e exclusivamente pessoais e que acreditem ou não não tem a menor relação com o Aikidô. Porém, é muito difícil pra mim (ou para qualquer pessoa) manter um relacionamento "Sempai-Kohai" com alguém com quem se tem problemas pessoais.
Então, o que faria de Seagal "não ser um bom mestre de Aikidô" ao meu ver, seria tudo aquilo que sobra se separarmos a técnica de lado.

Agradeço ao Prof.Bull os elogios feitos a mim e meus alunos e aproveito aqui para manifestar meu apoio total à causa do Brazil Aikikai.

A.Guérios
SHINKEN AIKIDO KYOKAI

Ps.: Sim, meus alunos farão o exame agora no final de agosto.
Enviada: 04/08/2004 18:22 Autor: Cristina Nakai Assunto:

Caro Shihan Wagner Bull


Quando estive visitando Instituto Takemussu pude constatar o que é treinar com Marcialidade e Ki, em um clima amistoso mas disciplinado, ao meu ver o Sensei é a pessoa que conseguiu unir todos esses itens na mais perfeita harmonia.
Sem tirar o mérito de outros Senseis aqui no Brazil, mas na minha opinião sua tecnica é imbativel, já tive a oportunidade de treinar em vários dojos, inclusive no Japão e o Sensei é sem duvida um grande Mestre.

Atenciosamente

Cristina
Shoshin Dojo
Enviada: 05/08/2004 10:43 Autor: Ahnume Guérios Assunto:

Concordo com a Cristina que o Prof.Wagner Bull é um dos poucos não só no Brasil mas em toda a América Latina (neste contexto eu incluiria Sakanashi Sensei obviamente) a praticar um Aikidô forte como defesa pessoal. Esta sempre foi uma das afinidades que tivemos em relação ao ensino e prática do Aikidô. Eu sempre busquei isso mesmo sabendo que a defesa pessoal é apenas um subproduto da arte, porém é um veículo vital (ao meu ver) para que se alcancem todos os outros objetivos no Aikidô.
Apenas lamento que no Japão, o berço da coisa toda, seja muito difícil encontrar um Dojô que pratique o Aikidô dessa forma.

A.Guérios
SHINKEN AIKIDO KYOKAI
http://www.aikidonet.pop.com.br/
Enviada: 06/08/2004 08:33 Autor: MARCIO SATIO MIURA Assunto:

O que a Cristina e o Guerios dizem eh a verdade.
Eu que estou no Japao, sou testemunha ocular disso!!!

Marcio Satio Miura
Enviada: 10/08/2004 12:14 Autor: Wagner Bull Assunto:

Obrigado pelos elogios, mas eu somente agora que comecei a praticar um aikido realmente eficiente. Esta arte do AIKIDO é muito dificil. Para sermos realmente fortes e nossas tecnicas funcionarem temos que dominar muitos segredos, e muitos deles somente são compreendidos com o tempo.
Se é dificil aprender aikido é ainda muito mais dificil quase impossivel ensiná-lo.
O dojo é um lugar muito mais para se treinar do que uma escola para ensinar os outros.
Penso como um principante avançado. Parece contradição esta frase mas é a pura verdade.

Wagner Bull
Brazil Aikikai -> Índice do Fórum -> Sobre Organizações


Para contatos, adesões ou solicitação de exames, contatar
Confederação Brasileira de Aikido - Brazil Aikikai
São Paulo - SP
Fone: (11) 2577-5069
 secretaria.brazil@aikikai.com.br