O VERDADEIRO AIKIDO É
RECONHECIDO OFICIALMENTE



Retornar a pagina principal

Cadastrar / Logar
Brazil Aikikai -> Índice do Fórum -> Assuntos não sobre o Aikido
 Mensagem
Enviada: 05/08/2004 12:31 Autor: Vitor Schleder de Borba Assunto: Pergunta a Ahnume Guerios

Caro Sensei Guerios, tenho algumas perguntas sobre a parte cinematográfica de Steven Seagal: o senhor já participou de algum filme, fazendo a coreografia das lutas, ou mesmo aparecendo em alguma delas?
Aquelas pessoas que fazem as cenas de luta com Steven Segal, eles têm algum conhecimento de Aikido? Porque Seagal aplica neles umas quedas bem potentes, e quem não sabe cair, pode se machucar feio. E, ao meu ver, não teria como gravar a cena em cima de um colchão, ou mesmo de um tatame.
Obrigado, um abraço.
Vitor Borba - Porto Alegre/RS Brasil
Enviada: 05/08/2004 18:36 Autor: Ahnume Guérios Assunto:

Vitor,

Na verdade eu trabalhei em dois filmes dele que acabaram não saindo:
1. "Cruise" - onde eu fiz um trabalho de consultor de produção e de casting, trabalhando em toda a pré-produção do filme,
2. "Blu Bayou" - Onde eu era Co-Produtor Executivo com meu amigo BJ Davis (The Rock Entertainment), onde bolamos a história e conseguimos um acordo com a Paramount Studios.
Eu trabalhei muito para que os filmes saíssem e assim tentar resgatar a carreira dele, mas infelizmente nos dois casos ocorreram as chamadas "forças ocultas" que impossibilitaram os projetos.
Eu deveria trabalhar em dois outros filmes (estes acabaram saindo) mas eu terminei meu relacionamento com ele antes:
1. "Belly of the beast",
2. "Out to kill",
Os filmes acima se já não estão nas locadoras estarão em breve.

Respondendo a segunda parte de sua pergunta, sim ele usava os alunos como "Ukes" nos filmes, pois apenas eles saberiam como cair naquela velocidade. Vale salientar que nem todos eram bons "Ukes" o bastante para fazer aquelas quedas, alguns "apanhavam" sem muito "floreio" pois eram pesados (de estrutura pesada) como eu. O melhor "Uke" que participava dos filmes e é sem a menor sombra de dúvidas o melhor "Uke" que eu já vi em ação era Matsuoka Sensei.

A.Guérios
SHINKEN AIKIDO KYOKAI

Enviada: 06/08/2004 09:58 Autor: Vitor Schleder de Borba Assunto:

Para mim Seagal é um mestre dos filmes de ação. Um dos clássicos dele é o filme em que ele combate uma gangue de traficantes jamaicanos. Então acontece a cena do shopping center, muito boa, onde ele bate nums 10 jamaicanos dentro de uma loja, toda de vidro. Em certo momento, ele vai quebrando todas as vitrines com a cabeça de um dos bandidos, é o máximo!!
Depois tem outra clássica, onde ele é capturado pelo chefão bandido, e consegue se desvencilhar de dois enormes guarda-costas jamaicanos, de uns 200 quilos cada um, só com esquivas e torções de Aikido, é muito bonito!
No mais, um abraço!
Vitor.
Enviada: 06/08/2004 17:30 Autor: Ahnume Guérios Assunto:

Vitor,

Concordo com você. Mas tecnicamente eu insisto que ele é muito bom. É minha opinião.
Como você é um apreciador dos filmes dele eu vou te dar duas dicas:
1. No filme dos jamaicanos (Marcado para a morte ou "Marked for death") você vai ver na cena do shopping no momento que ele dá um 'Shiho Nague' em um dos jamaicanos ele é negro na face, mas a barriga é... branca! Sim, porque era Reynosa sensei com a cara pintada.
2. No filme Nico "Above the law", bem no início quando ele fala da infância e da época que morou no Japão, no momento que eles fazem a saudação naquele dojo (supostamente no Japão) se você der o pause no DVD ou vídeo você verá uma mulher de óculos escuros e sentada em um banco com mais homens (supostamente da CIA) ela é a atriz Kelly LeBrock(Dama de vermelho e mulher nota 1000), a então esposa de Seagal que só aparece naquele filme neste momento (a esposa dele no filme é a Sharon Stone que quase não fala nada). Ainda sobre Sharon Stone: foi o Seagal que deu o primeiro emprego em um filme grande pra ela, no caso o filme em questão.

Abraços,

A.Guérios
SHINKEN AIKIDO KYOKAI
http://www.aikidonet.pop.com.br
Enviada: 09/08/2004 14:41 Autor: Vitor Schleder de Borba Assunto:

O filme dos jamaicanos é muito bom. O chefão dos bandidos tem o topete de chamar o policial vivido por Seagal de "dog with no teeth", é querer apanhar mesmo!!
E, sim, eu conheço esta cena do dojo. Muito legal a técnica demonstrada por Seagal, o uke ataca com chute seguido de um soco, Seagal só afasta a trajetória do chute e do soco para o lado e aplica um irimi nage. Aliás o uke naquela cena consegue cair muito bem. Se fosse eu teria me decapitado aquele irimi nage.
Um abraço pra você. Aguarde novas perguntas!
Enviada: 10/08/2004 13:14 Autor: MARCIO SATIO MIURA Assunto:

O Guerios pode confirmar, se eu nao me engano quem cai nessa tecnica eh o Matsuoka. Parece borracha!!! O cara eh muito bom!!!

Marcio Satio Miura
Enviada: 10/08/2004 13:38 Autor: Ahnume Guérios Assunto:

É ele mesmo Miura.
Na verdade nas quedas mais ousadas e perigosas é sempre ele. Neste caso do filme dos jamaicanos ele sempre está com o rosto pintado de preto. Ele é o melhor Uke que já vi em ação (pessoalmente ou em vídeos).

Vitor, quando quiser fazer qualquer pergunta, sinta-se à vontade!

Abraços a todos,

Guerios

Brazil Aikikai -> Índice do Fórum -> Assuntos não sobre o Aikido


Para contatos, adesões ou solicitação de exames, contatar
Confederação Brasileira de Aikido - Brazil Aikikai
São Paulo - SP
Fone: (11) 2577-5069
 secretaria.brazil@aikikai.com.br