Beneficios do Aikido em minha vida Empresarial
José Waldir Voltarelli Junior
Data do evento: 09/11/19
 
Beneficios do Aikido em minha vida empresarial

Iniciei meus treinos no Aikido em 1992, há vinte e sete anos atrás e em 1994 abri minha primeira empresa. No decorrer desses 25 anos como empresário o Aikido foi e continua sendo muito importante para mim no dia a dia.
A pratica do Aikido traz muitas vantagens físicas, melhoramos a postura, nos tornamos mais flexíveis, ganhamos massa muscular, aumentamos nossa capacidade aeróbica, nos tornamos indivíduos mais fortes, mas além da parte física os treinos constantes trazem vantagens psicológicas como: disciplina, concentração, aumento da auto estima entre outros.
Com as quedas, aprendemos a cair protegendo o corpo e levantar rapidamente usando a própria energia que o derrubou. Portanto quedas não são derrotas e sim uma defesa contra um ataque que o derrubou.
Nos negócios, como na vida, temos muitos contra tempos em nosso dia a dia, e eles nos fazem cair emocionalmente, com o tempo de treino, aprendemos a levantar a cabeça rápido e com mais energia.
Com as técnicas aprendemos a olhar o ponto de vista do outro, sentir o que a pessoa quer e sem resistência, usando a energia dele, conduzimos ele para o resultado que queremos.
Nós negócios, com muito treino começamos a melhorar nossa percepção, aumentar nossa sensibilidade, e passamos a entender o que as pessoas ao nosso redor querem, isso é uma ferramenta muito poderosa.
Sinto que em muitas negociações que faço, em pouco tempo de conversa, consigo sentir a energia do meu cliente e o que ele quer, o que precisa, o ponto de vista dele, e com isso em poucos minutos junto a minha ideia com a dele e a negociação normalmente sai do jeito que eu quero, sem causar danos ou traumas para a outra parte, buscando para ambos ganhem sempre.
O Aikido tem o poder de aumentar nossa sensibilidade. Aprendemos a conduzir as pessoas e não força-las a fazer algo que não querem, nos treinos aprendemos a unir todos.
No dia a dia dentro de uma empresa, lidamos com muitas pessoas que pensam diferentes, com objetivos de vida diferentes, com problemas diversos. Esse trabalho de unir com os parceiros de treino aplico com os colaboradores da empresa e com o tempo passa a ser natural e fazemos tudo sem gerar conflitos, para juntos chegarmos no objetivo da empresa e de cada um.
Aprendemos também os lemas do Aikido, que iniciamos repetindo sistematicamente porém com o tempo e vivência os lemas incorporaram em nossas virtudes passando a fazer parte do nosso caráter.
São eles:
1 – Manter a disciplina
2 – Não se enervar
3 – Não se entristecer
4 – Não possuir sentimento hostil
5 – Ser compreensivo
6 – Ser tranquilo
7 – Ser pacífico
8 – Manter a ética
9 – Fazer amizade com todos
10 – Respeitar a Deus e as pessoas
11 – Ser humilde
12 – Ser justo e honesto
13 – Conscientizar-se que o Aikido representa o caminho de Deus
14 – Conscientizar-se de que a pretica do Aikido tem por principio o auto conhecimento
Sem dar muita explicação sabemos o que cada lema significa, temos que ter como objetivo todas essas virtudes que com certeza proporcionarão nosso sucesso em todos os setores de nossa vida.
No dia a dia empresarial, os lemas mais difíceis de se seguir, em minha opinião são: “Não se enervar” e “Não se entristecer”. Esses sentimentos são naturais para qualquer pessoa, mas não são benéficos, por isso quando esses sentimentos aparecem, penso em coisas boas, faço exercício de respiração para que eles desapareçam o mais rápido possível, e o mais importante, eu não tomo nenhuma decisão quando estou nervoso ou triste, pois sei que não será a decisão correta, e provavelmente irei me arrepender depois.
Esses lemas do Aikido, já me salvaram uma vez, pelo simples fato de existirem. Há 7 anos atrás, em 2012, recebi 2 fiscais do trabalho na empresa, um rapaz e uma senhora. Eles entraram na empresa com muita hostilidade, disseram que era uma denúncia que tinha funcionários sem registro na empresa. A Sra veio falar comigo e o rapaz correu para o setor fabril da empresa, praticamente invadindo e foi pegar nome de funcionários, não entendi, mas deixei que eles fizessem o que queriam. Depois de alguns minutos, entraram em meu escritório, e eu tenho uma régua branca do Instituto Takemussu que tem os lemas do Aikido escrito. A senhora, viu a régua e sem perguntar nada a pegou, leu e perguntou se eu fazia Aikido, respondi que treinava desde 1992, e que era Sempai na academia. A senhora olhou para o outro fiscal e disse, “podemos ir embora, meu neto faz na escola essa arte marcial”. Ela deu a régua para ele e pediu para que lesse os Lemas que estavam escritos na régua. Começamos a conversar sobre Aikido, os 2 se levantaram e foram embora.
No Jiu Waza (ataque livre com várias pessoas) aprendi a lidar com diversos problemas juntos, no dia a dia os contra tempos aparecem um seguido do outro e não espera você resolver um para o outro aparecer. Nos condicionamos a ficar calmos e lidar com todos de uma vez, é um ótimo exercício físico e mental e utilizo no dia a dia sem perceber. Varias pessoas já comentaram comigo, que eu faço varias coisas ao mesmo tempo e eu não percebo mais.
O tatame é um laboratório da vida real, quando entramos nele mostramos nossas qualidades e defeitos. Pude observar nesses anos que quando as pessoas melhoram tecnicamente, também se tornam pessoas melhores. O Aikido tem o poder de reprogramar nossa mente para nos tornarmos seres humanos melhores.
Li um livro que me fez mudar o pensamento sobre como me tornar uma pessoa bem sucedida. Sempre trabalhei muito para ter dinheiro, mas percebia que sempre que conseguia juntar algum dinheiro acontecia alguma coisa e ele desaparecia. Quem nunca ouviu falar de uma pessoa que ganhou na loteria e depois de uns anos perdeu tudo. Esse livro fala que o verdadeiro fator para essas pessoas perderem tudo, não é a oscilação da economia do país, nem um sócio desonesto, ou seja lá o que for, mas sim que essas pessoas não possuem a capacidade interna para conquistar e conservar grandes quantidades de dinheiro. Para você se tornar um milionário você precisa mudar por dentro, pensar e agir como um.

Imagine uma arvore, você vê os frutos, são as raízes que geram os frutos, mas elas ficam invisíveis aos olhos, debaixo da terra, escondidas.
Na vida os frutos são os resultados, em vários momentos eles não são o que esperamos, porém esquecemos de observar que isso é apenas a consequência do que temos como base. O livro diz que temos que mexer no invisível (raízes) para conseguir gerar um visível melhor (frutos).
No ser humano o invisível é o mental, emocional e espiritual. O visível é o físico que é apenas uma impressão do mundo invisível. E a única maneira de mudar o mundo exterior é modificar o mundo interior.
Ele usa uma fórmula importante : P S A = R, isso significa que os Pensamentos conduzem a Sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. E Ações conduzem a resultados. Então tudo nasce dos seus Pensamentos, e eles tem origem nas informações gravadas em nossa mente, por isso que nosso Pensamento costuma ser chamado de mente condicionada.
O livro ensina diversos exercícios, um deles a repetir diversos mantras diariamente para reprogramar seus pensamentos (sua mente) e como consequência para modificar seus resultados.
O Aikido tem o poder de reprogramar nossa mente através da repetição de técnicas diárias, procurando cada vez mais sentir a energia do parceiro, ora como Uke, ora como Nague. Aprendemos a respeitar o Uke, aprendemos a não oferecer resistência frente a um contra tempo, esses são alguns benefícios que fazem do Aikido uma arte marcial maravilhosa e transformadora.
Finalizo dizendo aos iniciantes que não desistam no meio do caminho, posso garantir que vale muito a pena cada suor nesse tatame.












Agradecimentos

Primeiramente, gostaria de agradecer meus pais pela educação que me deram e por sempre me apoiarem.
Agradeço à minha esposa pela paciência desses últimos dias (ano) antes do exame e por estar ao meu lado sempre e principalmente pelo nosso filho lindo, esse anjo que já trouxe tantas alegrias.
Agradeço aos meus companheiros de exame, Fabi, Amauri, Lucélio, ao Consani e Edinei que tiveram motivos para não fazerem hoje. Independente do resultado foi uma alegria muito grande treinar com vocês.
Agradeço a todos os kohais, pelo incentivo para fazer esse exame, e por nos obrigarem a estudar e nos dedicar cada dia mais ao Aikido. No final acredito que aprendemos mais com vocês do que vocês aprendem conosco. Agradeço as crianças, que me receberam com tanto carinho na ausência do Fabinho, me mostram todos os dias que os movimentos do Aikido são bem naturais e por treinarem comigo. Acredito que quando estou treinando com as crianças seja o único momento aqui dentro que não uso força nas técnicas.
Agradeço todos os Yundashas pelos treinos e após 27 anos de treino, seria impossível citar o nome de todos, com certeza vocês cansariam de ouvir. Aos instrutores Alexandre Borges, Claudinha, Consani, Matsuda, Marcos Ucci, Rafael, Tamotsu, Satie e Claudineis, que sempre estão ensinando, apoiando e nos mostrando como o Aikido pode ser eficiente, plástico e bonito.
Agradeço ao Edgar Bull, pelas aulas, pelas dicas de ultima hora, pelas conversas e pela amizade. Agradeço ao Alexandre Bull pelos puxões de orelha e cobrança que nos fazem evoluir cada vez mais e também queria agradecer ao Sidnei Coldibelli que com certeza esta aqui em espírito, ele me ensinou muito e sei que um pouco do meu Aikido tem a marca dele.
Agradeço de coração ao Sensei Wagner Bull, pela sua busca incansável pelo verdadeiro Aikido do Morihei Ueshiba e por dividir conosco todos os ensinamentos. Obrigado por acreditar que eu poderia fazer esse exame.

DOMO ARIGATÔ GOZAIMASHITA

José Waldir Voltarelli Junior
Nov/19


Voltar


MENU

PÃGINA INICIAL

Contatos, solicitações de exame ou adesões - Fone: (011) 2577 5069 secretaria.brazil@aikikai.org.br

Confederação
O que é Aikido?
Beneficios
Doshu Cronologia
Objetivos e princípios do BRAZIL AIKIKAI
Exames
Certificados
Custos de insumos e Taxas
Exigências técnicas e atividades para os exames
INFORMAÇÕES SOBRE O AIKIDO
OS BENEFÃCIOS DO AIKIDO
TITULOS DE ENSINO
GRANDE EVENTO EM JUNHO 2007 COM CHRISTIAN TISSIER 7º DAN
Candidatos aprovados nos exames do Brazil Aikikai
Como associar-se
GASHUKUS E SEMINARIOS
ENDEREÇOS , LINKS DE DOJO ASSOCIADOS AO BRAZIL AIKIKAI
LOCAIS ONDE SE PODE TREINAR AIKIDO FILIADOS E RECONHECIDOS PELA CONFEDERAÇÃO
Painel de controle
Esconder